ESTUDO DO IBGE ACIRRA DISPUTA ENTRE CEARÁ E PIAUÍ POR FAIXA DE TERRA


Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os limites da fronteira entre o Ceará e o Piauí acirrou a disputa entre os estados por território, informa o jornal Folha de São Paulo deste sábado (15). Feito numa área entre os municípios de Pedro 2º (PI) e Poranga (CE), apontou que 75% dos domicílios do local estão no Ceará.

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), contesta o resultado e afirma que o IBGE nem chegou a ir ao local para fazer a demarcação. Para o governo piauiense, o Supremo Tribunal Federal (STF) é quem deve decidir a quem pertence a área de quase 3.000 km² em disputa. Já o governo cearense defende que o estudo do IBGE sirva de base para definir a situação.

A confusão começou em 1980, quando o Ceará cedeu uma parte de seu litoral para que o estado vizinho tivesse acesso ao mar, recebendo em troca, terras do Piauí. Em 2009, a Assembleia Legislativa do Ceará rejeitou um acordo.

Em 2011, o governo do Piauí entrou com uma ação no STF. A Advocacia Geral da União (AGU) tentou intermediar uma solução, mas o Piauí deverá comunicar, no próximo dia 20, que não fará acordo, segundo a Folha.

A indefinição prejudica os moradores da região, já que os próprios governos não sabem quem deve prestar serviços nos municípios que ficam na chamada “Faixa de Gaza do Nordeste”.

FONTE:Com informações da Folha de SP