CINCO CASOS DE DENGUE SÃO CONFIRMADOS PELA SESA



FOTO: Arquivo/Divulgação/Tribuna do Ceará)

Os novos casos foram todos confirmados em Fortaleza. Três deles por dengue hemorrágica e dois do tipo comum
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou mais cinco mortes por dengue, em Fortaleza, e registrou um aumento de mais de mil e quinhentos casos da doença em apenas uma semana no estado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9). Desde o início do ano foram notificados 40.077 casos de dengue nos 184 municípios do Ceará. Destes, 10.679 casos foram confirmados em 151 municípios.

Os dados, contabilizados desde o início do ano, mostram que, em apenas uma semana, foram confirmados 1.550 casos a mais do que na semana passada. Destacam-se os municípios de Fortaleza e Tauá, com 5.317 (35,1%) e 820 (5.7%) casos confirmados, respectivamente.

Outros municípios também registraram grande número casos,como: Barreira, Barroquinha, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Caridade, Cascavel, Coreau, Eusébio, Ipaumirim, Itatira, Maracanaú, Mauriti, Mucambo, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Palhano, Parambu, Pereiro, Quiterianópoles, Tauá, Trairi, Uruburetama, Uruoca e Varjota com incidência superior a 300 casos por 100 mil habitantes.

Vinte e uma mortes confirmadas por dengue

Em 2013, 21 óbitos foram confirmados em decorrência da dengue, sendo nove na capital, quatro na região metropolitana e três no interior, estas do tipo comum. Cinco casos de dengue hemorrágica também foram confirmados. Dois casos de morte foram em Iguatu e outro em Caucaia e mais três em Fortaleza.

A confirmação de mais duas mortes por complicações com a dengue do tipo comum e três do tipo hemorrágico, aconteceu nesta semana, as vítimas eram do município de Fortaleza. Os municípios de Chorozinho e Caridade também registraram óbitos decorrentes de dengue em 2013.

Bairros com maior incidência

Em Fortaleza, os bairros com mais registros foram Mondubim, 263; Messejana, 230; Bom Jardim, 226; Barroso, 194 e Canindezinho, 183.

Prevenção

Para se prevenir contra a dengue, é preciso tomar alguns cuidados: evitar acumular água em vasos ou jarros de flores ou plantas; tampar caixas d’água; manter quintal livre de pneus, copos e latas; e evitar jogar lixo próximo a bueiros.
 
FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ