INTERIOR CEARENSE PODE TER INTERNET MAIS BARATA E DE ALTA QUALIDADE


A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), braço da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), está lançando um edital para as Prefeituras interessadas no fornecimento do serviço de transporte de dados via Cinturão Digital do Ceará(CDC).

De acordo com a Etice, o CDC possui, atualmente, a maior rede de banda larga pública do País, com 3.000 Km de extensão de cabos de fibra ótica. A conexão com o Cinturão já acontece em 53 dos 184 municípios cearenses. A partir de agora, todos também poderão conectar-se ao sistema por meio do Edital, que selecionará novos projetos para a criação de canais de comunicação mais interativos entre as gestões do governo local e os cidadãos.

Já o excedente de banda poderá ser direcionado ao fornecimento de acesso à internet diretamente para a população, por meio da implantação de pontos de conexão em praças e demais locais públicos ou até na forma de serviço de assinatura domiciliar. Segundo os termos do Edital, o fornecimento de internet banda larga nas casas do interior do Estado é possível, desde que o valor do Plano Básico não ultrapasse R$29,00, por mês. O custo estabelecido para o serviço está bem abaixo do praticado no mercado, tendo em vista que, em alguma cidade, as operadoras chegam a cobrar R$400,00 por Mbps efetivo.

FONTE: Ceará News