SAÚDE: MUCAMBO E MAIS 23 MUNICÍPIOS TERÃO ACESSO AOS ESPECIALISTAS E A EXAMES NA POLICLÍNICA DE SOBRAL



Os números de atendimentos da Policlínica Bernardo Félix da Silva, construída pelo Governo do Estado em Sobral, comprovam que a população dos 24 municípios da 11º Região de Saúde passou a ter mais acesso aos especialistas e a exames. Em um ano de funcionamento da policlínica, completado no último dia 21 de agosto, foram realizados 20.191 atendimentos. Só exames de imagem foram 11.110 procedimentos. Desse total, 4011 foram tomografias computadorizada, além de 988 eletrocardiogramas.

No atendimento da Policlínica regional em Sobral, feito das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, a população dos 24 municípios conta também com serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional. Somente na fisioterapia o número de atendimentos chegou a 2.251. No salão dos serviços de fisioterapia os pacientes utilizam equipamentos diversificados, como esteiras e bicicletas ergométricas. Para atender as necessidades dos pacientes, novos serviços serão ofertados a partir do próximo mês de setembro, entre eles a biopsia de próstata.

Os 24 municípios atendidos na policlínica são: Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Senador Sá, Sobral, Uruoca e Varjota.

Todos esses municípios estão integrados no consórcio público de saúde, estratégia de gestão em que o governo do Estado compartilha com os municípios o custeio da unidade. Assim, oferta e assegura os serviços de saúde ofertados na policlínica para todos os municípios da região.

FONTE: com informações da Ascom da SESA