SOBRAL-CE: CARNABRAL REÚNE 60 MIL PESSOAS NA SUA 18ª EDIÇÃO
No rastro dos trios elétricos, os foliões agitaram a festa, durante os três dias FOTO: WELLINGTON MACEDO
Festa repete sucesso dos anos anteriores, com animação que levou multidão para o corredor da folia
Sobral. Três dias de alegria que deixam saudadas. Assim foi a 18ª edição do Carnabral, que aconteceu nesta cidade neste final de semana, atraindo de 60 mil pessoas. A festa se consolidou como a maior micareta do interior do Ceará. Segundo a organização do evento a média de público diário foi de 20 a 25 mil pessoas, sendo que a noite do segundo dia foi a mais animada de acordo com os foliões.
Mais de mil pessoas trabalharam direta ou indiretamente na organização da festa. A cidade inteira se movimentou economicamente de acordo com um dos diretores da Ver Produções, Ênio Gomes. O empresário foi um dos idealizadores da primeira edição e conta que a festa nasceu de uma brincadeira.
"Eram festinhas de fim de semana comigo e, na época, outros dois sócios. Esses eventos foram crescendo e apareceu a vontade de levá-los para rua, com abadás", disse. Hoje, hotéis e pousadas lotam no período da micareta, que movimenta também lojas e restaurantes.
Mistura
O Carnabral é definido pelo empresário como uma mistura de ritmos. Estilos como swingueira, axé e forró estão sempre presentes nos trios. As bandas vão desde locais até nacionais. O percurso dos trios elétricos é de dois quilômetros, com camarotes com vista privilegiada. Nesse ano no Bloco Boneco, o único da micareta, passaram as Bandas Xé Pop, Oito Sete Nove Quatro, Sanxé, Léo Santana, Parangolé, Fabricia, Wesley Safadão e Garota Safada, além de Claudia Leite, considerada a mais esperada da edição.
Camarotes
No Bloco Pitchulinhos, exclusivo para crianças, foi a Banda Patrulha que fez a animação. Já no camarote VIP, houve a presença do ator global Jonatas Faro e da Panicat Babi Muniz.
As vendas dos abadás começam seis meses antes do Carnabral. Para os organizadores, isso facilita a aquisição por parte dos foliões, que podem parcelar e facilitar o pagamento .
Mesmo sem comprar abadá ou camarote, a população ainda pode assistir ao show, pois as ruas ficam abertas para a população. Para um evento tão grande, Ênio afirma que a segurança é uma das prioridades.
Só na parte de segurança, são mais de 500 pessoas trabalhando. Além disso, diversos parceiros trabalharam para que o folião pudesse brincar despreocupado. O secretario da Cidadania e Segurança, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, informou que houve a presença de 64 guardas municipais e 12 agentes de trânsito na proteção do Patrimônio Público e do controle do tráfego, em áreas isoladas nas imediações do Centro de Convenções e Parque da Cidade.
Segundo a Policia Militar, foram deslocados 178 policiais militares durante o evento, sem alterar a escala de policiamento normal da cidade. Órgãos como a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Juizado de Menores também trabalharam no Carnabral 2013
Sucesso
A organização e inovação foram apontadas como parte do motivo do sucesso. Nesse ano, o camarote VIP trouxe diversas novidades. Eram com dois ambientes trazendo mais opções de diversão e mais espaço. Idealizado para ser uma estrutura única, com conforto, comodidade e privilégios para o folião que decide brincar os três dias de folia de maneira agradável.
A decoração também foi tematizada. Em 2013 o tema foi Copa do Mundo de 2014 e a cada dia era uma blusa diferente. Bandas, Dj´s, sala vip, segurança e artistas antes e depois de passaram pelo trio também fizeram parte do diferencial.
Para o casal de foliões Ana Melo e Cláudio Mattos o melhor dia foi o segundo, mas cada um votou por uma atração diferente. Ela escolheu Wesley Safadão como o artista mais esperado. Já ele, Claudia Leitte, de quem afirma ser fã incondicional.
"Mesmo assim, todos os dias foram ótimos, brincamos e curtimos até a última música e já esperamos ansiosamente pelo próximo ano", afirmou Ana.
Apoio
O Carnabral nasceu em 1995 com o nome de Micabral, a micareta de Sobral, evoluiu para a atual denominação "Carnabral". Firmou-se como a grande festa de rua do Ceará, hoje, considerada pela imprensa especializada, como uma das maiores festas do Brasil, no gênero.
Ao longo de suas 17 edições anteriores passaram pelos corredores da alegria do Carnabral os maiores nomes do axé-music do Brasil, um gênero musical surgido na Bahia na década de 1980, durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador. Os trios elétricos animam os blocos, arrebatando multidões de aficionados, contagiando-os de alegria. Já passaram pelos trios nomes como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana,Asa de Águia, Margareth Menezes, Timbalada, Olodum, Araketu, Ricardo Chaves e Netinho. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria de infraestrutura e Secretaria de Saúde,Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu, juizado da Infância e Juventude e Policia Rodoviária Federal.
FONTE: DN, JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA
0 comentários:
Postar um comentário