
Teve início nesta segunda-feira (19/05/14), no Cepaf - Centro Pastoral, a nova capacitação do Programa de Proteção à Cidadania (PRÓ-CIDADANIA), que é o começo de sua reativação.
Na abertura, além dos instrutores do Programa, estiveram presentes também os coordenadores estaduais do Pró-Cidadania Coronel Gurgel e Major Viana.

Representando a Prefeitura, esteve o Chefe de Gabinete, Rafael Vasconcelos.
Compareceu ainda o sargento B Sousa (o Linha Dura), comandante da PM de Varjota. Os Guardas municipais também estão participando da capacitação, que terá a duração de 2 semanas.

O Coronel Gurgel, ao fazer uso da palavra para os agentes varjotenses, ressaltou o interesse da gestão municipal de Varjota para que o Pró-cidadania voltasse a funcionar como antes ou ainda melhor, com o acréscimo de uma viatura, o que no passado não chegou a acontecer.

O representante estadual do Programa destacou o trabalho de Rafael Vasconcelos, que sempre ficava entrando em contato de várias formas, cobrando, fazendo sua parte, para que o projeto fosse reativado.
Cel. Gurgel reconheceu o esforço da prefeita Rosa Cândida, que mesmo não estando com sua saúde total, foi até a Secretaria estadual de segurança, assinar o convênio.

Coronel Gurgel reconheceu que foi muito importante que a prefeitura tenha mantido totalmente o pagamento dos agentes, mesmo sem a contrapartida do Estado, que por esta e outras razões, Varjota está sendo o primeiro município a ter seu Pró-Cidadania reativado e garantiu que desta vez, a viatura do Projeto, que foi prometida pelo Governo, chegará à cidade, provavelmente em cerca de no máximo um mês, conforme o coordenador estadual.

SOBRE O ASSUNTO, RELEIA NOSSA MATÉRIA ANTERIOR COM AS FOTOS ATUAIS:
Varjota: Pro-Cidadania deve ser reativado com nova capacitação para os agentes e viatura

Após pouco mais de um mês após a entrega por parte da Prefeitura de Varjota do plano de trabalho para renovação do Programa de Proteção à Cidadania (PRÓ-CIDADANIA), e após análise de documentos e a constatação da adimplência do município em sua prestação de contas a Prefeita Rosa Cândida assinou no dia 15/05/14, na Sede da SSPDS - Secretaria de Segurança Pública e Defesa, a renovação do referido convênio.

O Programa de Proteção à Cidadania, mais conhecido por Pró-Cidadania, foi lançado pelo Governador Cid Gomes em 2009 e tem o objetivo prevenir atos e ações que possam pôr em risco o patrimônio e os bens públicos, orientado pela filosofia e estratégia organizacional de segurança com cidadania, atuando no sistema de segurança pública e defesa social em todos os municípios conveniados.

O Pró-Cidadania foi desenvolvido a partir da Lei Estadual nº. 14.318/2009, que tem como objetivo estimular a criação de guardas municipais.
Em Varjota foram formados em 2010 pela Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), um total de 14 agentes.
Os recrutas passaram por um criterioso processo de capacitação de 200 horas/aula com ênfase na valorização da cidadania, na segurança comunitária e na prevenção ao uso das drogas.

Os agentes aprovados na seleção foram contratados de forma temporária, por um ano, receberam fardamento completo, equipamentos de rádio comunicação e armamento não letal e o Município pagava 50% dos salários dos agentes.
O Convênio será renovado, mas o número de agentes será reduzido para 9 (nove) justamente os que estão até hoje na ativa, pois mesmo a prefeitura tendo mantido o vínculo e pagando integralmente os salários dos agentes sem a contrapartida do Estado, 5 (cinco) deles pediram dispensa do programa.
O Chefe de Gabinete da prefeitura, Rafael Vasconcelos, participou do Jornal Regional da Styllus FM de Varjota nesta sexta-feira (16/05/14), onde afirmou que a Administração Cidade de Todos tem como foco trazer a melhor condição de vida possível para o cidadão varjotense, sendo na área da saúde, da educação, da assistência social, dentre outras, e reafirma seu compromisso também na área de segurança pública buscando projetos e parcerias para dar mais segurança ao povo varjotense.
FONTE: SITE DO ROBERTO LIRA
0 comentários:
Postar um comentário