Empresas de limpeza crescem 65% com PEC das Domésticas

Em março de 2013 foi aprovada no Senado a Proposta de Emenda Constitucional no 66, mais conhecida como PEC das Domésticas. A medida, que garante direitos inéditos para as trabalhadoras do ramo, demorou para ser regulamentada e só no começo de agosto de 2014 foi oficialmente promulgada. Ao longo deste período de mais de um ano, as empresas especializadas em limpeza viveram um boom, aproveitando o mercado aberto pela nova lei. “Após a PEC das Domésticas, as empresas de franquias de limpeza cresceram 65% em apenas um ano. Hoje, existem mais de 20 companhias que somam juntas mais de 900 franquias em todo o Brasil, segundo levantamento recente do setor de franchising”, afirma a gerente executiva da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza (Abralimp), Denise Cruz. A carência por empregados domésticos, a PEC das Domésticas e o aumento do consumo de serviços ligados ao lar fizeram esse segmento explodir em 2012, informa a Associação Brasileira de Franquias (ABF). Agora, o mercado está em fase de consolidação. As empresas que puxaram o crescimento foram as multinacionais 5àsec, Jani-King, Dryclean USA e Jan-Pro e a brasileira Limpidus. O bom momento do segmento aparece nos números de várias empresas. A rede de franquias Limpeza com Zelo, por exemplo, cresceu 300% no primeiro trimestre e mesmo assim deixou de atender cerca de mil clientes por falta de franqueados, conta o proprietário da rede, Renato Ticoulat Neto, que também é representante da Jan-Pro no Brasil. O empresário acredita que o crescimento do setor se deve a uma mudança de hábito na sociedade brasileira e que a PEC das Domésticas é uma consequência e não a causa. Segundo ele, com o crescimento da economia brasileira e o boom imobiliário, muitas pessoas compraram apartamentos novos e pequenos, que não têm quarto de empregada nem na área de serviço e fizeram aumentar a demanda por serviços de limpeza. Por outro lado, há um novo perfil de empregada doméstica, que não quer mais dormir na casa onde trabalha. Pessoas com perfil para entrar na profissão hoje têm oportunidades de trabalhar de trabalhar em outras áreas, como no comércio ou com telemarketing, por exemplo.